maio 26, 2011

Hora da entrevista

                   Depois de sair por aí deixando nossos currículos, é hora de ser chamado para as famosas e temidas entrevistas. Quando o nervosismo toma conta, saber como se comportar, o que dizer, sabendo que estamos sendo avaliados desde a hora em que entramos até deixarmos a empresa, não é fácil.
                Muitas perguntas pra responder, falar do currículo e ainda por cima, falar sobre nós mesmos, o que considero mais difícil.  Dizer nossas qualidades sem parecer presunção, ou falar nossos defeitos, sem "queimar nosso filme” é bem complicado. E ainda tem aquelas perguntas do tipo: Por que você deveria ser escolhido? / Por que você escolheu trabalhar nessa organização? Complicado, mas duas coisas nas entrevistas cai muito bem: sinceridade e objetividade, nunca invente ou enfeite uma resposta; responder o que se pede é uma lei básica. Abaixo trouxe um vídeo de Max Gehringer exibido no fantástico na série "Emprego de A a Z", que fala justamente desse assunto, vale a pena conferir!



                Não se pode deixar de falar da dinâmica em grupo, que hoje são bastante usadas. Eu particularmente, nunca participei de nenhuma, mas sei que nelas somos avaliados pela capacidade de trabalhar em grupo. Tudo isso pode parecer que só se aplica em cursos como administração, mas se engana quem acha que empresas de publicidade, escritórios de advocacia, arquitetura entre tantas outras áreas não avaliam o trabalho em grupo. O que importa é que numa dinâmica o entrevistador consegue identificar melhor as habilidades dos candidatos.



               Saber se comportar numa entrevista é importante, mas uma coisa que aprendi nas ultimas entrevistas que fiz é que, não é por estar procurando um emprego que devo aceitar certas atitudes e desrespeito de algumas organizações que tratam os candidatos como se estivessem fazendo um favor. Afinal se a empresa trata assim enquanto não é funcionário imagina quando for... não custa cumprir os horários que foram marcados, fazer o candidato esperar horas para a entrevista é de péssimo tom, e não dar uma resposta, seja ela positiva ou negativa, para os candidatos que não foram selecionados para a vaga é pior ainda.
                      Tudo bem que emprego não está fácil,  inclusive para nós recém formados, então fica a critério de cada um e de suas necessidades se posicionar diante desse tipo de empresa, até porque passar anos numa faculdade deve servir de alguma coisa ainda né? Ou melhor, É PRA SERVIR!

Boa entrevista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário