maio 23, 2011

Mãos à obra!

 Primeiro passo dado, hora de fazer, ou refazer o seu curriculum... no meio de tantas coisas vistas no vídeo do post anterior, vamos ao que realmente interessa, dizer quem é você, o que busca, suas aptidões e experiências... Anuncie seu peixe!!!


Dados pessoais: Seja direto! Nome,estado civil, idade, endereço, telefone e email já basta, nada de se aprofundar e fornecer dados que possam ser usados de forma errada, afinal você não conhece a pessoa ou empresa que está recebendo seu currículo!

Objetivos: Onde são expostos quais são seus objetivos para com a empresa, nele você pode dar dicas de onde gostaria de atuar, de forma clara, pois é umas das informações principais, (ex: se você diz que gostaria de atuar na área financeira da organização, o recrutador não irá lhe chamar para uma entrevista cuja a vaga é para área de vendas). Ou seja, é sempre bom saber para qual empresa se está enviando o seu currículo modificando alguns pontos dependendo do cargo, portanto, não padronize!

Formação: Onde serão especificadas suas qualificações, seja ela de qualquer nível. No caso de nós, recém formados, o interessante é falar da graduação em diante, sempre da maior qualificação, para a menor! Obs: Não esquecer do ano de conclusão, caso não tenha terminado, usar ‘cursando’ é uma boa!

Experiência profissional: Apresente todos os locais trabalhados, podendo ser emprego fixo, ou no caso de muitos recém formados, os estágios. Informe a data (mês/ano) e local, a função, e principalmente, a descrição do seu cargo, quais eram suas funções, em no máximo 3 linhas. Se você trabalhou em muitos lugares coloque as experiências que tenham compatibilidade com o cargo que você pretende se candidatar. Mas se por acaso você não tem experiência fale sobre as atividades que seriam úteis para a empresa!

Informações adicionais: Nessa parte se encaixam os cursos de línguas (inglês, espanhol, francês), habilidades em programas de computador (Word, Excel, AutoCAD), entre outras que agreguem valor ao seu currículo. Lembre-se de informar o seu nível para essas habilidades, (ex: inglês fluente, Excel intermediário) para não ter surpresas futuras.

*FOTO? Eu particularmente não mando foto nos meus currículos, a não ser que seja uma exigência, mas depois falando com uma professora, e pessoas do ramo, realmente é recomendado não mandar mesmo, você não vai querer correr o risco do selecionador não ir com a sua cara, vai? Pois é, um dos motivos é justamente esse não ser julgado pela aparência!

*CAPA? Desnecessária!

*”PASTINHA”?  Não, elas só servirão de presente para os selecionadores, é sempre bom ter uma pasta a mais na gaveta! Um envelope já está de bom tamanho.

*VISUAL SIMPLES, sem desenhos ou cores chamativas, se quiser causar uma boa impressão, use um papel de gramatura maior, fiz isso no meu e ficou legal!

     Bom pessoal, tentei passar algumas dicas de como montar um currículo, fiz tudo baseado no meu currículo e no que aprendi nos últimos dias de minha pós-graduação, claro que o assunto não foi totalmente esgotado, mas são apenas dicas!


Até o próximo post! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário